sábado, 26 de outubro de 2013

A Primeira Dama do Jazz

   O jazz nasceu nos Estados Unidos, no início do século passado, entre os músicos negros do delta do rio Mississipi e na cidade de Nova Orleans. Eles começaram a tocar de um jeito diferente, mais animado, com improvisações, tomando emprestado do blues os semitons. O gênero se expandiu dos guetos negros e depois ganhou o mundo a partir da Segunda Guerra.

   Ella Fitzgerald é reconhecida como a melhor de todas as cantoras de jazz. Se tornou adorada por músicos, críticos e pelo público, além de ter uma voz inconfundível e um delicioso improviso vocal. Ela se superava cada vez mais.

   Nascida em 1917, Ella demonstrou grande talento para imitação ainda quando pequena e antes de chegar à adolescência, já conquistava novos amigos com seus hits. Queria ser dançarina e por isso seguiu para Nova York com um amigo, a fim de se apresentar em pequenos clubes, em troca de qualquer dinheiro. Abandonou a escola e tirava seu sustento com apostas em jogos ilegais e vigiando prostíbulos também, o que fez com que ela fosse enviada presa, para um reformatório. Lá, conseguiu fugir e acabou morando nas ruas, mas nunca desistindo de entrar para um show business. Algumas de suas músicas mais famosas são "Cry Me a River" e "Summertime".

   Grande exemplo de superação, Ella surpreendeu sua geração, sendo aplaudida de pé em todos seus shows, sem contar que a platéia chegava a pedir para repetir suas canções mais famosas. O seu legado é fenomenal: inúmeras gravações e vários Grammy ao longo de 55 anos de carreira. A cantora ainda organizou a Fundação de Caridade Ella Fitzgerald, que promove a educação musical, além de fornecer formação, alimentação e abrigo para as crianças carentes, como ela foi um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário