segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Uma homamegem à Fernando Sabino


Fernando Tavares Sabino, falecido em 2004 devido à um câncer de fígado aos 81 anos, deixou um legado de vários livros, sendo os principais "Encontro Marcado", "O Menino no Espelho" e "O Homem Nu".O escritor era mineiro e nasceu em 1923 na capital, mas passou grande parte da sua vida morando no Rio de Janeiro e acabou se casando duas vezes e tendo filhos, sendo uma delas a cantora Verônica Sabino. Foi e ainda é considerado, um dos maiores escritores da literatura brasileira, prendendo o leitor em suas histórias com várias subjetividades e ainda trazendo várias formas de aprendizado, por exemplo, como lidar com a solidão, mesmo estando rodeado de pessoas. Além disso, era formado em direito e já havia sido redator da Folha de Minas.

O escritor ainda viajou para os Estados Unidos com Vinícius de Moraes e morou na famosa New York por dois anos, trabalhando no Consulado Brasileiro e em 1964, foi contratado por João Goulart (presidente do Brasil na época) para trabalhar em Londres, e sua permanência lá o fez correspondente internacional para o Jornal do Brasil, na copa de 1966.

Durante os dias 10 de outubro e 08 de novembro, em um dos prédios da Praça da Liberdade (na Savassi, região central de Belo Horizonte) ficará aberta ao público uma exposição gratuita que comemora os 90 anos do falecido escritor. Pode ser visitada todos os dias, exceto nas terças-feiras, de 9h às 21h, no Centro Cultural Banco do Brasil. "A ideia é se perder nos pensamentos, nas ideias e nos livros dele, aqui dentro" diz o coordenador da exposição, que montou o tributo à Fernando em forma de labirinto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário